Turismo de base comunitária é a modalidade onde as comunidades tradicionais são as protagonistas. Não à toa, é um dos modelos de turismo mais procurados atualmente. Vamos entender mais sobre o assunto? Confira o post a seguir!
Turismo de base comunitária ou TBC é uma das maneiras de se conhecer o Brasil, apoiar as comunidades tradicionais e incentivar a economia local.
Isso porque essa modalidade de turismo visa colocar a comunidade local como protagonista de toda experiẽncia.
Ou seja, a população do destino recebe a(o) viajante em sua comunidade e, a partir desse momento, as vivências podem ser as mais diversas.
Você conhece esse modelo de turismo que, ao contrário do turismo predatório, tende a valorizar as comunidades, além de respeitar o meio ambiente e seus moradores?
Se a resposta for não, não se preocupe! Ao longo deste conteúdo, iremos esclarecer as principais dúvidas que você pode ter a respeito do tema. Boa leitura!
O que é Turismo de base comunitária?
A proposta do Turismo de base comunitária surgiu a partir de uma série de debates sobre o tipo de turismo desejável e sobre a necessidade de criação de novas formas de turismo, construídas em um modelo mais justo.
Neste sentido, pode-se dizer que o TBC é uma vertente do turismo, assim como o volunturismo.
O turismo acontece em uma comunidade tradicional e os moradores, a cultura, as crenças, o meio ambiente e a economia local são valorizados.
Portanto, podemos dizer que o TBC também se sustenta no que chamamos de turismo sustentável.
Até aqui, falamos sobre as comunidades tradicionais, mas você sabe o que são?
As comunidades tradicionais são grupos que possuem uma cultura diferente das que encontramos predominantemente em nossa sociedade.
Neste sentido, os exemplos que podemos citar estão os povos indígenas, a população sertaneja, ribeirinha e quilombola.
Durante as atividades você pode participar de rituais tradicionais, oficinas de danças, vivenciar o dia-a-dia de uma aldeia.
Além disso, a vivência possibilita que você descubra mais sobre os pratos típicos e desfrute de toda a beleza e diversidade que a comunidade pode oferecer.
Portanto, para além das atrações únicas para a(o) viajante, o TBC tem como benefício tornar os moradores de comunidades tradicionais protagonistas da sua própria cultura e economia.
A seguir, listamos outros benefícios do Turismo de base comunitária, continue a leitura:

Quais são os benefícios do Turismo de base comunitária?
Embora a comunidade esteja como o foco, a viagem é uma jornada única e que, se bem aproveitada, poderá render boas lembranças.
Isso porque, ao escolher um destino de turismo comunitário, a(o) viajante tem uma imersão profunda e uma troca verdadeira com os moradores locais.
Essa troca certamente permite que a(o) viajante tenha novos aprendizados e transforme a sua visão sobre o Brasil e seu povo, tão rico e diverso.
Portanto, se você está em busca de uma viagem de Turismo de base comunitária, saiba que ele é para quem:
- deseja uma viagem autêntica e menos padronizada;
- se preocupa com questões ambientais e sociais;
- está disposto a imergir em culturas diferentes;
- não busca a valorização do ego e está em busca de conexão profunda com outros povos.
Afinal de contas, o TBC navega na contramão do turismo de massa, que privilegia o lucro imediato de grandes companhias e pode até mesmo reforçar estereótipos e preconceitos em relação às comunidades, descaracterizar a cultura e não injetar dinheiro na população local.
Os benefícios para a comunidade vão além do dinheiro, pois as(os) viajantes valorizam a cultura e assim, o senso de identidade do grupo tende a se fortalecer, além de dar voz para grupos ainda marginalizados por grande parte da população.
Como viver experiências de TBC?
Dentro das Expedições da Vivalá, você poderá entrar em contato com culturas tradicionais e se aprofundar no dia-a-dia dos povos originários do Brasil.
Além de conhecer as mais belas paisagens do país, você se conectará com pessoas que trabalham com energia e paixão, para fazer com que a sua jornada seja inesquecível.
A seguir, confira alguns depoimentos dos parceiros da Vivalá que têm sua economia movimentada e sua cultura e religiosidade valorizadas graças ao Turismo de base comunitária:
“Estamos com o nosso negócio bem divulgado, fomos fortalecidos e muito bem preparados. Já tive melhorias como o aumento da capacidade da pousada, que tem gerado renda para a comunidade. O nosso maior orgulho é falar de transformação, o mundo precisa desse fortalecimento sustentável. Agradeço à Vivalá pela troca de amor tão grande pelo Brasil”.
Horenilde Gomes | Caboclo’s Ecolodge | Expedição Amazônia Rio Negro (AM)
“O turismo sustentável tem trazido muito aprendizado, conhecimento e ajuda financeira para facilitar a saída das pessoas para buscar conhecimento fora da aldeia e depois aplicá-los aqui. O turismo vem ajudando nas dificuldades que temos, inclusive contribuindo na faculdade das minhas duas filhas. Nunca na nossa história tínhamos tido essa oportunidade”.
Cacique Teka Shanenawa | Aldeia Indígena Shanenawá | Expedição Amazônia Shanenawa (AC)
Incrível não é mesmo? O Turismo de base comunitária faz bem para todo mundo; para quem viaja, para quem recebe e, claro, para o planeta.

Por isso, se você está em busca de um novo destino, aposte em uma empresa que vive com propósitos sólidos e que atue em comunidades tradicionais, como a Vivalá!
Turismo de base comunitária no Brasil: Viaje com a Vivalá e tenha experiências autênticas!
Ao longo deste conteúdo vocẽ pode aprender mais sobre Turismo de base comunitária, mas, se você está disposta(o) a abraçar o novo, sem preconceitos e de coração aberto, venha viver uma Expedição com a Vivalá!
Com mais de 200 expedições em grupo, 2.000 viajantes e mais de 1,5 milhão de reais injetados nas economias locais até o 1º semestre de 2023, a Vivalá te leva para viver experiências únicas e transformadoras no Brasil.
Todas as Expedições acontecem em Unidades de Conservação, como parques e florestas nacionais ou terras indígenas.
Isso garante uma imersão profunda na natureza e conexão com os povos ribeirinhos e indígenas e garante uma verdadeira experiência de Turismo de base comunitária.
Com destinos exclusivos, um dos objetivos da Vivalá é fazer o Brasil se tornar referência mundial em turismo sustentável e isso só é possível graças às Expedições que conscientizam e conectam os viajantes de maneira verdadeira e profunda com a cultura local e com a natureza.
Através das Expedições da Vivalá, você pode fazer viagens para comunidades tradicionais em grupo, viajar sozinha(o), em casal, com os amigos ou família através das Expedições Flexíveis.
Se você está em busca de novas experiências e ainda não sabe qual será o seu próximo destino, fale com a nossa equipe ou entre em nosso site e baixe os roteiros!
Siga nosso perfil no Instagram @somosvivala, onde você confere depoimentos dos viajantes e fica por dentro das novidades!