Perguntas frequentes

O que é Turismo Sustentável e Volunturismo?
Nossa definição favorita de sustentabilidade é a contemplação dos pilares ambiental, social e financeiro. Do ponto de vista ambiental, fazemos expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza no Brasil. Entendemos que só conhecendo esses locais que as pessoas conseguirão entender a magnitude e poderão propagar a mensagem de conservação. No social, fazemos turismo de base comunitário ficando muito próximo dos moradores locais, aprendendo sua cultura e incentivando o desenvolvimento local através da compra de serviços e produtos, além de sempre realizar voluntariado em todas as expedições contribuindo com o desenvolvimento local. Finalmente, do ponto de vista financeiro, reinvestimos pelo menos 50% dos lucros para aumentar a operação, gerar ainda mais impacto no país e criar um turismo verdadeiramente sustentável.
Volunturismo é a junção de turismo e voluntariado em uma mesma experiência de viagem.
Dessa forma o viajante tem um contato extremamente profundo com o destino e a população local através do voluntariado e pela imersão na natureza, cultura e gastronomia da região.
Na Vivalá fazemos Volunturismo com a junção de turismo de base comunitária e voluntariado na educação, especificamente na capacitação profissional de pequenos negócios comunitários da região usando nossa metodologia a Universidade Vivalá de Negócios. Pelo turismo de base comunitária injetamos capital diretamente nas economias locais através da compra de serviços turísticos e na capacitação profissional ajudamos a desenvolver planejamento, execução e gestão nos negócios comunitários para que possam evoluir suas iniciativas e terem uma melhor qualidade de vida para suas famílias, e consequentemente, para toda a comunidade.
Nossas Expedições de Volunturismo acontecem nos estados do Amazonas, Pará e Maranhão nas seguintes localidades:
1) Expedição Amazônia Rio Negro (AM)
2) Expedição Amazônia Rio Tapajós (PA)
3) Expedição Lençóis Maranheses (MA)
Veja todo o calendário no link:
https://vivala.com.br/volunturismo
Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha empatia e vontade de se conectar de maneira profunda com comunidades brasileiras através de turismo de base comunitário e voluntariado.
Como funciona a Metodologia da Vivalá?
Uma universidade informal de educação empreendedora para pequenos negócios comunitários brasileiros e que visa empoderar negócios comunitários na construção e desenvolvimento do turismo sutentável da região. O processo é contínuo e assim formamos e acompanhamos centenas de pessoas.
Não exclusivamente, mas nossa metodologia foi desenvolvida de modo extremamente cuidadoso e visando um empoderamento profundo. Fazemos também uma série de ações para necessidades levantadas pelas necessidades através de mutirões.
Qual é o Impacto Social da Vivalá?
Até maio de 2022 foram 1.149 viajantes de 10 países.
Foram 6.741 horas de voluntariado ajudando de forma contínua e gratuita pequenos negócios familiares a progredirem, se profissionalizarem, gerando empoderamento, autoestima e qualidade de vida.
Através da compra de serviços de turismo de base comunitária já conseguimos injetar mais de R$ 952 mil nas comunidades.
Hoje são 193 negócios familiares comunitários em nosso programa de capacitação profissional. São famílias que trabalham com hospedagem, transporte, alimentação, guiamento, gastronomia, artesanato, carpintaria, serviços gráficos, cosméticos naturais, dança, bebidas, entre outros.
Foram 81 expedições de volunturismo e turismo sustentável realizadas em 10 unidades de conservação brasileiras.
Como a Vivalá está agindo em relação a pandemia do COVID-19?
Estamos seguindo todas as orientações das agências sanitárias e órgãos governamentais federais, estaduais e municipais seguindo à risca as determinações e decretos anunciados.
Quem tem crédito adquirido junto à Vivalá até 31/12/2021 pode utilizá-lo até 31/12/2022 da seguinte maneira:

1. Escolhendo uma das 50 expedições lançadas para este ano, em que você usa o valor integral de crédito e, se necessário, paga a diferença via cartão de crédito ou PIX;

2. Além do que está previsto em Lei, também oferecemos a possibilidade de você transferir seu crédito para outra pessoa e formalizando a troca pelo e-mail [email protected], caso seja o melhor para você.
Neste período delicado além do apoio psicológico constante criamos e apoiamos campanhas para auxílio das comunidades.
Em 2020, com o apoio de nossa rede conseguimos levantar R$ 26.220 para auxiliar as comunidades em itens de primeira necessidade.
Como e porque pagar?
Para se inscrever basta verificar o calendário - https://vivala.com.br/volunturismo - entender qual o destino que mais te anima e garantir sua vaga! Você pode pagar à vista com 10% de desconto, parcelado no boleto até o mês da viagem ou no cartão de crédito em até 18x.
Apesar de também fazermos voluntariado durante a viagem, a experiência do volunturismo também une lazer e tem uma série de custos como hospedagens, transportes, alimentações, guia, passeios, seguro viagem, os materiais para o voluntariado, entre outros. Tendo isso em vista cada viajante deve pagar o valor da expedição que será utilizado para injetar capital nas comunidades através da compra dos serviços de base comunitária, custos de meios de pagamento, comunicação e o time da Vivalá que trabalha todos os dias para fazer as coisas acontecerem.
Como posso associar minha organização?
Sim, criamos em conjunto com empresas, escolas e universidades programas de Volunturismo específicos. Dessa forma criamos juntos um programa que possa desenvolver habilidades e competências desejadas pelas organizações e ao mesmo tempo que possam ajudar no desenvolvimento sustentável das comunidades que atuamos no Brasil.
Política de Privacidade
A Vivalá é um negócio social que tem como objetivo desenvolver o Turismo Sustentável no Brasil em unidades de conservação e em conjunto com comunidades tradicionais.
Além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, coletamos dados fornecidos pelos usuários em seus contatos com a Vivalá por formulários, conversas com nossos atendentes, contatos por telefone, entre outros. Sempre fornecidos pelo próprio usuário e com o único intuito de criar uma inteligência sobre o visitante para que possamos atendê-lo da maneira mais direcionada para suas necessidades.
Não compartilhamos dados de nossos usuários com nenhuma instituição terceira, mantendo os dados única e exclusivamente nos sistemas da Vivalá.
Conservamos dados e metadados por tempo indeterminado.
Você pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.
Para dúvidas, abrimos o atendimento pelo canal [email protected]
Políticas de Segurança, Alteração, Cancelamento e outras
Viagens de ambientes naturais envolvem riscos. A fim de reduzir a possibilidade deles ocorrerem, siga todas as orientações de nossos condutores locais e facilitadores que visam sua segurança, como a utilização de coletes salva vidas, capacetes, além de outras instruções de como se comportar em tais ambientes. Recomendamos que todos os viajantes levem perneiras para a realização de trilhas. Cada viajante deve levar seus próprios remédios.
Não se esqueça de levar seus medicamentos de uso contínuo.
Transferência de titularidade da viagem até 30 dias antes da data do início da viagem - sem custo

Transferência de titularidade da viagem com menos de 30 dias antes da data do início da viagem - sem possibilidade de alteração
Alteração até 7 dias corridos da compra – sem custo

Alteração até 60 dias antes da data do início da viagem - Diferença de tarifa (se houver) + 5% de multa sobre o valor original pago à vista

Alteração até 30 dias antes da data do início da viagem - Diferença de tarifa (se houver) + 15% de multa sobre o valor original pago à vista

Alteração até 15 dias antes da data do início da viagem ou menos – sem possibilidade de alteração
Desistência até 7 dias corridos da compra - reembolso total em até 7 dias úteis

Desistência até 60 dias antes da data do início da viagem - 80% de reembolso em até 30 dias úteis

Desistência até 30 dias antes da data do início da viagem - 40% de reembolso em até 30 dias úteis

Desistência até 15 dias antes da data do início da viagem - 20% de reembolso em até 30 dias úteis

Desistência com menos de 15 dias antes do início da viagem - sem reembolso e acerto do valor total
- Casos positivos de covid onde o período de 7 dias de isolamento recomendado pelo Ministério da Saúde Brasileiro conflite com a data de início da viagem. O diagnóstico deve ser PCR ou antígeno com os dados do viajante e devidamente realizado e assinado por empresas aptas para a realização do exame. O autoteste não será considerado. No fim do estado de emergência decretado pelo governo brasileiro, a exceção não será mais válida.

- Essas exceções serão consideradas caso enviadas até 24h antes do início do roteiro para [email protected] Depois disso não há possibilidade de exceção.

- Neste caso, o viajante ficará com 100% de crédito para que possa utilizar em qualquer outra expedição ou data da Vivalá nos próximos 12 meses. O viajante deverá arcar somente com a diferença de tarifa em sua próxima expedição escolhida, caso houver.

- No caso da exceção e o acúmulo do crédito, o viajante não poderá alterar ou cancelar novamente;

- Caso o número mínimo de inscritos não seja atingido até 30 dias antes de seu início, a Expedição será cancelada e será efetuado reembolso integral do valor pago em até 7 dias após do cancelamento. O viajante também poderá optar por utilizar o valor como crédito em outra Expedição Vivalá.
Tem outras dúvidas? Fale conosco pelo [email protected]