O que é Ecoturismo e como aproveitar a natureza com o menor impacto

Está pensando em viajar? Então você deve conhecer o que é o Ecoturismo. Afinal de contas, é totalmente possível embarcar em uma jornada em meio às mais belas paisagens e preservar o meio ambiente. Nesse artigo você descobre como. Confira!

Entrar em contato com a natureza é uma experiência sem igual, principalmente quando o objetivo é aproveitar tudo o que a natureza pode oferecer, mas sem prejudicar o ecossistema. 

Pensando nisso, uma boa opção para aproveitar ao máximo a sua jornada é fazer uma viagem baseada no ecoturismo.

Sabendo da importância que uma viagem transformadora tem para você, nós da Vivalá, preparamos um conteúdo para que você descubra quais são os princípios do ecoturismo e como fazê-lo. Boa leitura:

O que é ecoturismo? 

Certamente, você já ouviu essa palavra antes, mas pode ter dúvidas sobre o que significa ecoturismo e como praticá-lo.

Essa nada mais é do que uma modalidade do turismo, porém carrega consigo o objetivo de preservar a natureza enquanto aproveita-se as belezas naturais. 

Além disso, o ecoturismo visa conscientizar os viajantes sobre a preservação do meio ambiente enquanto propõe atividades ligadas à natureza. 

Com a prática, as pessoas podem ter mais contato com o meio ambiente em forma de lazer e aprendizado.

Portanto, o viajante  pode fazer um passeio pelos recifes de corais a bordo de um barco enquanto vê os peixes, botos e demais animais da fauna, por exemplo. Outros exemplos de atividades ecoturísticas são:

  • Observações à fauna e à flora local;
  • Mergulho;
  • Trilhas florestais;
  • Canoagem.

No entanto, é importante seguir todas as recomendações para não afetar o ecossistema e prejudicar os animais da região. 

Ao fazer isso, você não só conhece e vivencia uma experiência única como também entende melhor a natureza, ajudando a economia local e regional. 

Benefícios do ecoturismo no Brasil

Os benefícios do ecoturismo são estendidos para além da preservação da natureza e é isso que iremos discutir a seguir:

Conservação

O objetivo principal do ecoturismo é diminuir os efeitos colaterais que o desenvolvimento humano provoca na natureza por meio do turismo responsável. 

Cada vez mais, a população que vive nas cidades opta por embarcar em jornadas que os guiam para as florestas brasileiras para desfrutar de sua beleza e conhecer novas culturas. 

Esse tipo de viagem faz com que as pessoas entendam de forma mais clara a importância da preservação dessas áreas naturais.

Além disso, como as comunidades locais começam a ver seus recursos naturais como fontes de renda do turismo, elas começam a trabalhar mais para proteger esses recursos. 

Em muitos casos, as comunidades locais encontram oportunidades de trabalho no ecoturismo e descobrem que seus empregos dependem de esforços de conservação local.

Durante as Expedições da Vivalá, por exemplo, você terá contato direto com as comunidades locais, o que torna a jornada ainda mais especial. 

Financiamento do governo

Quando o ecoturismo cresce em uma área, o governo local, muitas vezes, reconhece o seu crescimento e valor econômico e procura mantê-lo. 

No entanto, essas questões são mais profundas e dependem de uma série de fatores que estão alheios à modalidade de turismo sustentável. 

Apoio a economia local e a microempresários

Além de contribuir para a preservação ambiental, o Ecoturismo também favorece a economia, em que mais de 10 mil empresas brasileiras atuam no setor. 

Além de guias turísticos, uma gama de empresas locais se beneficiam com o ecoturismo

Artesãos, moradores regionais e donos de negócios locais fornecem serviços que ajudam o turista a descobrir características locais.

Aprofundamento cultural

A educação e a conscientização tendem a ser os verdadeiros benefícios do ecoturismo e proporcionar um efeito mais duradouro.

Os viajantes acabam conhecendo pessoas que vivem em meio à natureza e podem aprender com eles a viver de maneira mais simples. 

Enquanto isso, os moradores ganham oportunidades financeiras de se viver com qualidade e ao mesmo tempo contribuir para a manutenção da sua própria comunidade. 

5 dicas para que você possa aproveitar ao máximo suas atividades de ecoturismo e ajudar a cuidar da natureza:

  1. Deixe em casa embalagens desnecessárias, descartando-as de maneira correta. Desta forma você diminui a quantidade de lixo durante o passeio;
  2. Tenha sempre um compartimento para colocar seu lixo durante os passeios, para depois serem dispensados em locais apropriados;
  3. Nunca se arrisque desnecessariamente. Procure informações sobre o local e o trajeto que deseja fazer, pois destacando-se do trajeto há risco de danos ao ambiente;
  4. Nunca pegue atalhos, mantenha-se nas trilhas pré-determinadas. Atalhos favorecem a destruição de raízes e mudas de plantas, criam erosão acelerada e desnecessária;
  5. Sempre respeite a comunidade local, pois eles fazem parte do ecossistema. Ali é também o habitat natural deles.

Vai viajar, mas ainda não sabe o próximo destino? Conheça as Expedições da Vivalá!

Com mais de 200 expedições em grupo, 2.000 viajantes e mais de 1,5 milhão de reais injetados nas economias locais até o 1º semestre de 2023, a Vivalá é a principal ponte para o Turismo Sustentável e para a sua jornada no ecoturismo.

Todas as Expedições acontecem em Unidades de Conservação, como parques e florestas nacionais ou terras indígenas. 

Isso garante uma imersão profunda na natureza dos biomas do Brasil, seja na Amazônia, no Cerrado ou na Caatinga.

Com destinos exclusivos, um dos objetivos da Vivalá é fazer o Brasil se tornar referência mundial em turismo ecológico e sustentável. 

Através das Expedições da Vivalá, você pode fazer viagens para comunidades tradicionais em grupo, viajar sozinha(o), em casal, com os amigos ou família através das Expedições Flexíveis. 

Siga nosso perfil no Instagram @somosvivala, onde você confere depoimentos dos viajantes e fica por dentro das novidades!

Para entender mais sobre os destinos, Expedições em grupo e as Expedições Flex, acesse nosso site ou fale com a nossa equipe, aqui!