Expedições de turismo sustentável no Brasil, de 4 a 9 dias, unindo sempre comunidade, natureza e voluntariado.
Em comunidades tradicionais ribeirinhas e indígenas imergimos na cultura local, e valorizamos as pessoas da região através do turismo de base comunitária.
No país com a maior biodiversidade do mundo, visitamos unidades de conservação maravilhosas e propagamos a mensagem de proteção ambiental.
Ajudamos no processo de empoderamento e melhoria da qualidade de vida dos comunitários por meio do voluntariado perene Vivalá com metodologia própria e impacto comprovado.
Acreditamos que o turismo sustentável seja fator chave para o desenvolvimento socioambiental e empoderamento de comunidades brasileiras.

Os preparativos

O voluntariado começa um pouco antes da viagem

1 Você recebe um treinamento online para que entenda a metodologia de voluntariado da Vivalá.
2 Ensinamos em detalhe a ação será aplicada, tiramos as dúvidas e enviamos um facilitador para cada expedição.
3 Passamos informações importantes sobre a biodiversidade, cultura local, contatos importantes e sugestões do que levar na mala.

Como funciona

Qual será minha parte como voluntário?

Você vai ajudar a empoderar pequenos negócios familiares locais. Acompanhamos quase 200 empreendimentos, entre pequenas pousadas, restaurantes, canoeiros, artesãos, guias, confeiteiros, dançarinos, entre tantos outros, que buscam solidificar cada vez mais suas iniciativas.

Tudo muito simples, prático, com acompanhamento constante e com total apoio da equipe Vivalá - não precisa ter formação nem experiência específica, apenas estar aberto a ouvir, trocar e ter vontade de ajudar!

Um novo jeito de cocriar

Fazemos juntos por um Brasil mais igual

Nossa metodologia

Univerdade Vivalá de Negócios

01
O objetivo é ajudar a definir o negócio ou ideia de negócio comunitário em relação ao o que é vendido, quem é o público alvo, quais são as atividades chaves, custos e fontes de receita.
02
O objetivo é aprofundar a visão estratégica financeira, de custo, introduzir rotinas simples e importantes de gestão financeira e acompanhamento de resultados.
03
O objetivo é ir mais fundo em conceitos de marketing construindo persona, mensagem principal, tom e abordagens de comunicação.
04
O objetivo é introduzir boas práticas e técnicas de vendas segmentando o processo em atração, conversão, relacionamento e análise das vendas realizadas.
05
O objetivo é explicar a força das redes sociais no mundo, entender em conjunto canais que fazem sentido atuar com o público alvo almejado, frequências adequadas e dicas de construção para essas comunicações.
06
O objetivo é construir uma estratégia de relacionamento para cada público de interesse, sejam clientes, colaboradores, fornecedores, mídia, órgãos governamentais, entre outros.
07
O objetivo é entender de maneira ampla o que é sustentabilidade e aplicar esses conceitos em ações individuais e coletivas focando em questões ambientais, sociais e financeiras da comunidade e seus negócios familiares.
08
O objetivo é ir fundo nos sonhos e ambições dos empreendedores comunitários auxiliando na identificação de seus pontos fortes, pontos a serem desenvolvidos, equilíbrio de vida e exercícios de desenvolvimento pessoal contínuo.
09
O objetivo é fazer o primeiro planejamento anual detalhado dos negócios comunitários, auxiliando no desenvolvimento estratégico e mais amplo da iniciativa. Ao final desse módulo o empreendedor comunitário estará formado em nossa metodologia e iniciará novamente o ciclo de aprendizagem e revisão contínua dos temas.
10
Após o ciclo de formação os empreendedores comunitários escolherão até três pessoas para junto de um indicado da Vivalá fazerem parte de seu conselho consultivo, acompanhando o desenvolvimento de sua organização, realizando reuniões trimestrais de resultados e auxiliando em seu desenvolvimento e geração de impacto positivo.
Aprendizado através da experiência
Foco no ser humano
Escuta ativa e atenção plena
Mentorias presenciais
Educação de qualidade gratuita para comunidades brasileiras