Conheça, neste artigo, quais são os 10 módulos da Universidade Vivalá de Negócios.
Este é o método que a Vivalá usa no voluntariado junto a moradores de comunidades tradicionais brasileiras.

1) Definição de Negócios
Ajudamos a definir o negócio ou ideia de negócio, ou seja o que se faz, pra quem se faz, como se faz e por quanto se faz e quanto se cobra.
Trabalhamos, portanto, em um canvas simplificado.
2) Financeiro
Explicamos conceitos básicos sobre como organizar as finanças, separar as finanças pessoais das do negócio, e entender a saúde financeira da iniciativa.
Falamos sobre custo e definimos rotinas simples e importantes para fazer a gestão do negócio e acompanhar os resultados.
3) Marketing
Falamos de conceitos básicos do marketing como, por exemplo: qual é o seu perfil cliente mais comum, qual a mensagem principal e qual o tom que a sua comunicação deve ter.
4) Vendas
Este módulo apresenta técnicas de vendas. Vamos tratar de como atrair clientes e fazer a venda, assim como do relacionamento e importância de seus melhores clientes e parceiros.
5) Ferramentas Digitais
É hora de tratar da força das redes sociais no mundo e como podemos usá-las a nosso favor.
Vamos responder dúvidas comuns, tais como quais delas fazem sentido para cada negócio e quantas vezes eu devo postar por dia ou por semana.
Por fim, vamos ver dicas de como trabalhar com esse tipo de ferramenta.
6) Públicos de Interesse
Todo negócio precisa se relacionar com diferentes públicos, como, por exemplo: clientes, colaboradores, fornecedores, imprensa, governo, entre tantos outros.
Neste módulo, a gente lista cada um desses públicos para, depois, definir como, quando e o que tratar com cada um deles.
7) Ações sustentáveis
Vamos entender o básico sobre o que é sustentabilidade e como ela se aplica no dia-a-dia de cada negócio.
A ideia aqui é mostrar que sustentabilidade não é só cuidar do meio ambiente, mas também diz respeito a ações sociais e financeiras da comunidade e dos negócios familiares.
8) Autoconhecimento
Um mergulho nos sonhos e ambições de cada empreendedor.
Nós vamos ajudar a identificar, por exemplo, quais são seus pontos fortes e quais precisam se desenvolver.
Além disso, vamos falar sobre equilíbrio de vida e trabalho, assim como exercícios e ferramentas de desenvolvimento pessoal contínuo.
9) Planejamento de Longo Prazo
O objetivo é fazer o primeiro planejamento anual dos negócios da comunidade.
Dessa forma, vamos auxiliar no desenvolvimento de todo o processo.
Ao final, o empreendedor conclui todo o ciclo da mentoria.
Em seguida, ele pode reiniciar o ciclo de aprendizagem para rever cada um dos temas estudados em um novo momento de sua história pessoal e profissional, ou seja, não é porque falamos de marketing uma vez que não precisamos mais falar sobre o assunto, certo?
10) Conselho Consultivo
Chegou a hora do(a) empreendedor(a) escolher três pessoas para compor seu conselho consultivo, junto de um indicado da Vivalá.
Esse conselho vai acompanhar o desenvolvimento do negócio, a partir de reuniões regulares, em que o grupo analisa os resultados e dá conselhos.

Quer saber mais sobre a Universidade Vivalá de Negócios? Então acesse a página Como Funciona em nosso site.
Se você ficou com vontade de participar de uma expedição e, assim, viver de perto o voluntariado Vivalá, confira o calendário completo de Expedições.