Quando a Vivalá se propôs a fazer turismo sustentável no Brasil e, assim, atuar junto a comunidades tradicionais do país, sabia que o turismo indígena seria parte importante desse trabalho.
Desde então, a Vivalá entende a necessidade de conhecer e apoiar a causa indígena no Brasil.
Sabemos que o turismo pode ser uma ferramenta poderosa para isso, desde que realizado com muita responsabilidade e respeito.
Felizmente, nossos viajantes sempre compartilharam dessa postura; assim sendo, temos orgulho de facilitar essa troca entre indígenas e não indígenas.
Na sequência, vamos apresentar um pouco do trabalho que realizamos até aqui junto aos povos indígenas brasileiros.

Turismo Sustentável
Viva experiências autênticas de viagem com propósito com a Vivalá! Mergulhe na cultura dos povos tradicionais. Quer saber mais? Chama no WhatsApp!
Aldeia Takuari-ty, Indígenas Guaranis (Expedição Mata Atlântica)

De 2017 a 2019, a Aldeia Guarani Takuari-ty participou das sessões de mentoria e capacitação da Vivalá nas Expedições Mata Atlântica, em Cananéia (SP).
Durante esse período, apoiamos os indígenas a desenvolver o turismo de forma sustentável, discutindo, por exemplo, a estrutura e o modelo de negócios.
Além disso, a Aldeia Takuari-ty era uma das atrações de turismo de base comunitária daquelas viagens.
Os viajantes puderam ver na prática, dessa forma, aquilo que era discutido durante as sessões de mentoria.
Um dos momentos mais emocionantes, no entanto, de cada Expedição ocorria ao final.
Em um ritual de proteção, o Pagé – líder espiritual da aldeia – abençoa e pede proteção a cada membro do grupo. Assim, voltávamos para casa leves e felizes.
Uma sensação emocionante, de conexão com os povos ancestrais, bem como de respeito e bem estar. É de arrepiar!
Aldeias do Amazonas (Expedição Amazônia Rio Negro)

A Expedição Amazônia: Rio Negro tem como foco as populações tradicionais ribeirinhas, entretanto, por algumas vezes visitamos aldeias indígenas da região, como as comunidades Cipiá e Tatuyo.
Foi uma oportunidade para os viajantes interagirem com etnias que habitam a Amazônia e, assim, aprenderem um pouco mais sobre a cultura e o dia-a-dia desses povos.
Atualmente, a Expedição Amazônia Rio Negro não conta mais com essa parada nas aldeias, já que a experiência tem foco total nas comunidades ribeirinhas.
No entanto, para aqueles que querem viver uma imersão junto aos indígenas da Amazônia, preparamos uma expedição exclusiva para isso.
Aldeia Shanenawá (Acre)

No início de 2020, visitamos a Aldeia Shanenawá no Acre para conhecer os povos da região e, então, organizar uma expedição de turismo sustentável juntos.
A vivência foi incrível por vários motivos, como por exemplo: ouvimos com atenção os membros da comunidade, suas necessidades, expectativas e interesse em receber grupos de viajantes.
Em 2021, lançamos então a Expedição Amazônia Aldeia Shanenawá e você já pode viver essa experiência com a gente.
Saiba mais visitando nosso calendário de Expedições.

Aldeia Shanenawá
O povo do pássaro azul. Uma imersão na maior floresta tropical do planeta, com intensa troca cultural junto `a uma de suas aldeias indígenas. Vem com a gente!
Aldeia Multiétnica (Chapada dos Veadeiros)

A cultura indígena também faz parte da Expedição Chapada dos Veadeiros, pois o grupo passa um período na Aldeia Multiétnica, onde ficamos hospedados algumas noites.
O espaço conta com casas construídas de acordo com a arquitetura de diferentes etnias.
Ali é onde acontece, além disso, um encontro anual indígena, o mais importante festival dos povos tradicionais no Brasil.

Chapada dos Veadeiros
Descubra o cerrado, a cultura indígena e viva uma experiência transformadora com a Vivalá. Acesse o calendário de expedições e saiba mais.
Turismo Indígena e o Dia do Índio
O respeito e sentimento por toda população indígena, que sofreu com a colonização, bem como o apoio à demarcação de terras e o respeito à cultura dos nossos parentes originários é uma obrigação de todo cidadão brasileiro.
Os indígenas são os maiores guardiões de nossas riquezas naturais, como a floresta amazônica, mas nunca foram tratados com o respeito devido.
Por volta de 1.500 estima-se que existiam no Brasil 6 milhões de indígenas, com quase 1.000 etnias.
Ao longo dos últimos 520 anos, no entanto, 87% dessas pessoas foram mortas, restando em pouco mais de 800 mil delas, em 230 etnias.
Como se não bastasse, em tempos de pandemia a urgência dessas questões é ainda maior.
A Vivalá entende o Dia do Índio como uma oportunidade para que nós, brasileiros, possamos refletir, discutir, aprender e nos conscientizar a respeito da causa indígena e entender de que forma devemos contribuir com ela.
O Brasil não foi descoberto; os indígenas já estavam aqui.

Turismo Indígena Sustentável
Experiências criadas em conjunto com os povos indígenas e em apoio à sua causa e direitos. Confira mais informações!